Chega a hora de montar seu projeto elétrico e você fica com dúvidas?
Qual eletrocalha devo utilizar?
Cheio de dúvidas?!? Fique tranquilo, pois a SEB Brasil vai ajudar você a esclarecer e descobrir qual a melhor opção para seu projeto.
Para facilitar sua leitura abordaremos os temas ligados à eletrocalha em formato de perguntas. Assim, você saberá o que frequentemente as pessoas perguntam quando o assunto refere-se às eletrocalhas.
Primeiramente!
O que são eletrocalhas?
São peças metálicas fabricadas em chapas de aço e úteis na execução de um sistema elétrico, de informática ou de telefonia. Isto significa que, as eletrocalhas são calhas que auxiliam no direcionamento correto dos condutores elétricos – cabos e fios.
Então quais são as funções das eletrocalhas?
Possuem as funções de organizar, sustentar, proteger e distribuir os fios e cabos de forma a evitar confusão e a mistura da fiação da rede elétrica, rede telefônica ou rede de dados. Além do mais, as eletrocalhas facilitam a manutenção, o reparo e a inspeção dos fios e cabos.
No que se refere a variações de eletrocalha, temos:
O que é uma eletrocalha perfurada?
É uma calha perfurada e aberta. Pode ser totalmente perfurada ou parcial (perfurada só na base ou só na lateral).
É utilizada para passagem de fios e cabos nas redes elétricas, informática ou de telefonia. Esse modelo permite uma melhor ventilação e visualização dos cabos e gera rapidez nos processos de inspeções periódicas.
Segundo a norma, considera-se eletrocalha perfurada quando a área dos furos representa mais de 30% da área total da eletrocalha e seus furos são no formato oblongos com medidas de 25x8mm.
Sua instalação, conforme NBR 5410, deve ser feita em altura superior a 2,5 metros de altura, dessa forma limita-se o acesso das pessoas aos condutores elétricos.
O que é uma eletrocalha lisa?
É uma calha lisa e fechada (sem perfuração). Possui furos somente em suas extremidades para encaixe das emendas. A eletrocalha lisa é utilizada para passagem de fios e cabos nos sistemas elétricos, de telefonia ou de dados.
Com o uso da tampa facilita o processo de higienização, pois viabiliza o isolamento total dos condutores elétricos. Por ter essa característica é muito utilizada em instalações dos setores alimentícios.
Além disso, é considerada mais segura que a perfurada por permitir um maior isolamento dos fios e cabos, sendo assim possui a indicação para instalações baixas com o requisito de ser instalada com a tampa e o uso do prendedor de tampa.
A eletrocalha lisa é um modelo fechado, então sua ventilação sofre redução o que ocasiona um aumento maior na temperatura dos cabos, assim nesses casos indica-se que sua instalação ocorra em ambientes com maior circulação de ar.
Sobre os tipos de eletrocalhas temos:
Os modelos tipo “U” e tipo “C”, podem influenciar na escolha certa para seu projeto.
A eletrocalha pode ser dobrada no modelo do tipo “U” sem virola, logo, temos uma eletrocalha perfurada do tipo “U” ou eletrocalha lisa do tipo “U”.
Já a eletrocalha dobrada no modelo tipo “C” com virola (abas internas viradas para dentro) poderá ser eletrocalha perfurada do tipo “C” ou eletrocalha lisa do tipo “C”.
Quanto ao modelo tipo “C”, possui a função de reforçar a resistência mecânica da eletrocalha, ou seja, dar maior suporte a carga de peso dos cabos. Conta com a vantagem de evitar cortes dos cabos no momento da instalação e além do mais, permite o uso da tampa de encaixe ou pressão.
Antes de executar seu projeto deve-se fazer a seguinte pergunta:
Qual a medida ideal da eletrocalha para meu projeto?
Para saber a medida ideal deve-se considerar a NBR 5410. Ela nos diz, por exemplo, que os cabos não podem ocupar mais que quarenta por cento (40%) do espaçamento interno da eletrocalha.
Vale destacar que a eletrocalha possui ampla diversificação de medidas/dimensões que começam com cinquenta milímetros (50mm) na base e chegam até a mil milímetros (1000mm).
Basicamente, as medidas padrões, ou seja, aquelas mais comercializadas são: 50×50, 100 x 50, 150 x 50, 200×50, 100×100, 150×100, 200×100 e 300×100.
Essas medidas são as mais fáceis de encontrar com estoque disponível e com seus respectivos acessórios.
Como calcular esse espaçamento interno da eletrocalha? Abordaremos esse assunto nos próximos artigos. Fique ligado nas novidades do blog.
Outro fator digno de observação:
Qual a espessura da chapa da eletrocalha devo escolher?
Quando for escolher o modelo da eletrocalha você deverá verificar a espessura da chapa na qual ela passou no processo de fabricação.
As espessuras de chapa são em milímetros (mm) e na ordem da mais fina a para a mais grossa temos: #24, #22, #20, #18, #16, #14 e #12.
Quanto mais grossa a espessura da chapa maior será sua resistência de suportar a carga de peso do circuito elétrico, telefônico ou de dados, então é necessário saber qual a quantidade de cabos que será instalada para fazer o dimensionamento correto da espessura da chapa.
O cálculo da resistência de carga da espessura da chapa é um pouco complexo, por isso iremos abordar em outro artigo. Então acompanhe nosso blog e confira todas as novidades.
Por fim e não menos importante, o acabamento!
Qual o melhor tipo de acabamento para Eletrocalha?
Antes de tudo, salienta-se que os tipos de acabamento da eletrocalha possuem uma função muito importante: dar mais proteção à eletrocalha! Para garantir essa proteção você precisa analisar o ambiente onde ela será instalada e assim escolher o acabamento adequado.
A primeira opção de acabamento será no viés estético, diante disso indica-se a pintura eletrostática que conta com a vantagem de ter uma variedade de cores para deixar o ambiente formal ou descolado. Frequentemente vemos esse tipo de acabamento em projetos de decoração industrial que trazem um ar de modernidade e praticidade a ambientes residenciais ou comerciais.
Já a outra opção de acabamento será pelo grau de agressividade da corrosão do ambiente, nesta situação quanto mais agressivo o ambiente melhor deverá ser o acabamento da eletrocalha.
Em ambientes não agressivos (ambientes internos) indicamos o acabamento pré-zincado e galvanizado eletrolítico. Mas para ambientes propícios à corrosão – contato de água, maresia, produtos químicos – (ambiente externo) indicamos as opções galvanizadas a fogo, inox ou alumínio.
Assim, considere as seguintes características antes de escolher a eletrocalha:
☑ local onde o circuito será instalado: aberto ou fechado?
☑ necessita de ventilação?
☑ estará exposto a umidade?
☑ e o nível de segurança?
Pautado nas características do ambiente onde a eletrocalha será instalada você deverá analisar e escolher qual o modelo ideal de eletrocalha para executar seu projeto:
⇨ Seria a eletrocalha perfurada ou lisa?
⇨ No modelo do tipo “U” ou do tipo “C”?
⇨ Qual medida ideal? 100×100 ou 100×50, por exemplo?
⇨ Que espessura de chapa necessita? #24 ou #12, por exemplo?
⇨ Qual tipo de acabamento viés estético ou viés grau de corrosividade?
Afinal, por que escolher a eletrocalha no seu projeto?
Porque ela possui funções e características que vão auxiliar na condução, proteção e distribuição dos fios e cabos de uma rede elétrica, telefônica e de dados. Possui instalação rápida e segura e possibilita mais proteção contra os agentes externos.
Além do mais, indica-se a eletrocalha para ambientes externos e internos, principalmente, em instalações com tubulação aparente.
As eletrocalhas são abertas e isso proporciona agilidade e rapidez na instalação e facilidade de ampliação, além de oferecer praticidade na manutenção e nas inspeções de rotina, pois a eletrocalha tem como vantagem permitir uma melhor visualização de toda distribuição de fios e cabos.
Salienta-se que ela só será a opção ideal de infraestrutura, se ao analisar ela atender as características do projeto, assim você poderá escolher sem erros nem prejuízos.
Se a eletrocalha não for a opção ideal?
A boa notícia é que existem uma variedade de produtos que poderão auxiliar na execução 100% do seu projeto, como eletrodutos, calha aramada, perfilados, leito para cabos.
E então, o que você achou da eletrocalha? Ela seria a opção ideal para seu projeto?
Aproveite para conferir toda nossa linha de produtos!
Esse artigo foi útil para você? Comente!